Atualmente o número de pessoas que buscam ajuda para internar um dependente químico contra sua vontade é muito elevado, devido a isso vamos te explicar o que você pode fazer para ajudar uma pessoa viciada.
Tipos de internação de Dependentes Químicos
Existem três tipos de internação, se você tem contato com algum dependente químico ou alcoólatra deve saber e iremos te explicar como cada uma delas funciona e suas particularidades.
Internação voluntária para usuários
Esse tipo de internação ocorre quando o dependente químico percebe que pode estar começando a passar dos limites e colocando a vida dele e a de terceiros em risco. Nesse caso, ele mesmo se conscientiza da internação e fica de acordo com esse processo médico.
Nesse sentido, o usuário deve assinar um termo que mostra por escrito que ele está de acordo com a internação e o tratamento.
Você precisa saber que hoje, esse é o tipo de internação mais funcional, uma vez que a vontade vem direta do próprio dependente.
Internação involuntária para dependentes químicos
Neste tipo de internação, o dependente químico geralmente é contra a internação e os familiares optam por solicitar a internação de pacientes por motivos de perigo tanto para ele mesmo quanto para a família.
Lembrando que o familiar que pode solicitar a internação tem que obrigatoriamente ser de primeiro grau.
Além disso, é obrigatório que o nome do paciente seja encaminhado para o Ministério Público Estadual em 72h para o responsável técnico do estabelecimento
Tratamento com internação compulsória
Essa internação é totalmente determinada pela justiça e pela legislação em relação aos dependentes químicos e todo o processo de internação do sujeito.
Ao decretar a internação, o Juiz responsável levará em conta as condições do estabelecimento e segurança dos pacientes e dos funcionários.
Desta forma sobre a pergunta você pode internar um dependente químico contra sua vontade?
Sim, familiares, pai, mãe e filhos maiores de idades podem sim fazer uma internação involuntária ou compulsória contra a vontade ou seja a força de um viciado em drogas ou álcool.
Se você tem alguém passando por está situação, entre em contato conosco que te passaremos os procedimentos, lei e forma legal de fazer este tipo de tratamento contra vontade da pessoa.